Plantas para cidades litorâneas: 10 espécies para ter em sua casa
As plantas fazem toda a diferença na decoração, seja dentro de casa ou no jardim. Essa é uma tendência que vai além do aspecto estético, trazendo uma série de benefícios tanto para o ambiente quanto para as pessoas que o habitam. Porém, quando falamos em plantas para cidades litorâneas, é preciso ter em mente que alguns tipos de planta se adaptam melhor a esses climas.
Se você está pensando em comprar uma casa na praia ou deseja adicionar plantas à sua residência atual, este artigo é perfeito para você. Aqui, vamos listar as melhores opções de plantas para cidades litorâneas, seja para uso interno, para sacadas ou para o seu jardim. Vem com a gente!
Por que incluir plantas na decoração?
Antes de listarmos as plantas que mais se adaptam às cidades litorâneas, queremos trazer alguns bons motivos para incluir o verde na sua decoração. Afinal, não importa o tamanho do espaço disponível, incluir plantas na decoração traz vida, frescor e um toque de natureza para qualquer ambiente.
Em primeiro lugar, as plantas têm a capacidade de purificar o ar, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio. Além disso, elas umidificam o ambiente, ajudando a combater o ressecamento causado pelo ar-condicionado ou aquecimento central. Como em casas de praia costumamos manter o ar-condicionado ligado (por causa do calor) elas se tornam uma excelente opção.
Além dos benefícios para a saúde, as plantas também contribuem para a redução do estresse e melhoria do bem-estar. A presença de elementos naturais no ambiente proporciona uma sensação de calma e tranquilidade, ajudando a relaxar e a melhorar o humor.
A decoração com plantas também oferece uma infinidade de possibilidades criativas. É possível criar composições em vasos, pendurar plantas em jardineiras ou criar um jardim vertical. As opções são diversas e se adaptam a diferentes estilos de decoração.
Por fim, cuidar de plantas pode ser uma atividade terapêutica e prazerosa. O cultivo estimula o contato com a natureza, promovendo uma conexão com o ciclo da vida.
10 plantas para cidades litorâneas
Agora que você conferiu bons motivos para cultivar plantas em sua casa/apartamento, chegou a hora de conhecer algumas espécies que sobrevivem no litoral. Confira a seguir:
Agave: essa planta suculenta é resistente e pode suportar condições costeiras, além de requerer pouca água.
Coqueiro-anão (Cocos nucifera): é uma palmeira de pequeno porte que se adapta bem a climas tropicais e costeiros.
Alpinia purpurata (Flor-do-paraíso): Uma planta ornamental que produz flores brilhantes e exuberantes, comumente encontrada em regiões litorâneas.
Crinum asiaticum (Lírio-imperial): essa planta perene produz belas flores em forma de trombeta e é tolerante ao sal.
Lantana camara (Cambará): é uma planta arbustiva com flores coloridas que se adapta bem a climas quentes e úmidos.
Hibiscus rosa-sinensis (Hibisco): essa planta tropical é apreciada por suas flores grandes e vibrantes, que florescem durante todo o ano.
Dracaena marginata (Dracena): uma planta de folhagem ornamental que é resistente e pode ser cultivada em vasos ou no solo.
Vitex agnus-castus (Agnocasto): um arbusto resistente que produz cachos de flores azuis e é tolerante a condições costeiras.
Crassula ovata (Bálsamo ou Jade): essa suculenta é conhecida como “árvore-da-felicidade” e é resistente, requerendo pouca água.
Bougainvillea (Primavera): uma trepadeira popular em áreas costeiras, devido à sua resistência e às suas flores brilhantes e duradouras.
Então, gostou da lista de plantas para cidades litorâneas que preparamos?
Se você estiver buscando o imóvel perfeito para ser a sua casa de praia, não deixe de conhecer as opções da AL Empreendimentos. Somos uma construtora com atuação em Itapema/SC, uma das cidades mais amadas por quem busca conforto, segurança e belas paisagens no litoral.
Acesse nosso site e conheça nossos empreendimentos. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar os conteúdos e novidades que compartilhamos por lá.