Perspectivas e tendências do mercado imobiliário
Ficar atento às perspectivas e tendências do mercado imobiliário é muito importante para quem deseja adquirir um imóvel próprio ou investir nesse mercado.
Se você deseja saber como está o mercado imobiliário no Brasil em 2023 e nos próximos anos que estão por vir, é preciso considerar o comportamento do setor nos últimos 3 anos. Isso porque a pandemia da covid-19 impactou muito esse e outros mercados no mundo todo.
Desde 2022, a busca por financiamentos de imóveis teve um crescimento. Mesmo com a alta da Selic, o levantamento Abrainc-Fipe registrou alta de 5% nas transações no primeiro semestre do ano passado em relação a 2021. Ao todo, foram vendidas 87.655 unidades no primeiro semestre de 2022.
Tendências do mercado imobiliário em 2023
Para 2023, as expectativas são grandes. É preciso considerar que a taxa Selic e o financiamento imobiliário andam lado a lado.
Em 2020 a taxa Selic caiu para 2%, a menor até hoje já registrada. Porém, a partir de março de 2021 o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central passou a elevar a taxa, chegando a 13,75% (até a data de postagem deste artigo).
Porém, conforme o Boletim Focus, a previsão é de uma baixa até 2024, podendo chegar a até 9%.
Isso é muito positivo, já que, com a taxa Selic mais alta, as taxas de juros para financiamento imobiliário também aumentam. Então, quando a taxa Selic cai, os juros também ficam menores e a possibilidade de adquirir a casa própria por meio de financiamento se torna maior para a população.
Com a queda do desemprego no pós-pandemia, os indicadores refletem uma gradual melhora no ambiente econômico.
A maior demanda do mercado também contribui para que os players do mercado estejam mais confiantes e dispostos a fazer novos investimentos.
Uma pesquisa da Abrainc mostrou que 62% dos empreendedores do setor imobiliário acreditam que 2023 estará melhor do que 2022. Além disso, destes, 55% avaliaram que as vendas de 2022 foram melhores do que o esperado.
Outra pesquisa realizada pela Abrainc e Brain Inteligência Estratégica com 1.200 pessoas com renda superior a R$ 3 mil mostrou que 31% dos entrevistados pretendem comprar um imóvel, enquanto outros 4% já iniciaram as visitas a imóveis e stands de vendas.
Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de fazer investimentos, devido às incertezas sobre o futuro. Agora, com a retomada da economia, é possível observar uma demanda reprimida grande, o que fará muitas pessoas cederem mais e permitirá uma flexibilidade maior no valor de venda dos empreendimentos.
Invista em imóveis na planta em 2023
Uma dica para quem deseja investir em imóveis em 2023 é optar por imóveis na planta. Isso porque o custo costuma ser mais em conta do que um imóvel pronto para morar.
Além do valor, um imóvel na planta traz outras vantagens, como a possibilidade de personalizar e adaptar da forma que desejar, já que ele ainda será construído. Dependendo do imóvel, é possível escolher piso, cor das paredes, construir e ampliar cômodos etc.
A AL Empreendimentos conta com diversos empreendimentos em fase de construção. Acesse nosso site e confira! Somos uma construtora e administradora de empreendimentos com atuação no bairro Meia Praia, em Itapema/SC. Fale conosco e confira nossos imóveis disponíveis.